Possuímos um treinamento específico para Aterramento e Conexões para a dissipação da eletricidade estática, segue alguns pontos a ser considerados:
Condições para a Ignição
Quatro condições devem ser atendidas para que a eletricidade estática seja uma fonte de ignição:
1. Geração de eletricidade estática.
2. Acumulação de carga estática sem maneira de dissipar.
3. Faísca de descarga de energia adequada.
4. Faísca de descarga em uma atmosfera combustível
As faíscas estáticas ou faíscas de descarga devem ter uma energia adequada. A “Energia Adequada” não precisa ser muita. É necessário apenas 0,25 milijoule de energia para acender o gás liquefeito de petróleo, e apenas 0,02 para hidrogênio e acetileno.
Fatores que Afetam o Campo de Terra
Alguns dos fatores que afetam o campo de terra são: condições climáticas, tipo de terra, conteúdo de umidade na terra e estação do ano.
As condições climáticas podem alterar o teor de umidade e a quantidade de energia na atmosfera. Aproximadamente 20 vezes mais estática é gerada em têxteis quando a umidade é 33% do que quando é 65%. Existe aproximadamente 300 vezes mais estática se a umidade for somente 20%.
Qual é o Nível Aceitável de Resistência
O Código Elétrico Nacional dos Estados Unidos diz que para fins residenciais, a conexão a terra deve ser igual ou menor que 25 Ohms, para cumprir o código. Mas no Canadá exige uma norma industrial de 10 Ohms ou menos.
Esteja consciente que o Megger (Terrometro) não é intrinsicamente seguro, e que gera eletricidade quando é usado para examinar uma área de terra.
Em nosso treinamento, discutimos pontos como:
· Fontes de Eletricidade Estática
· Condições para a Ignição
· Maneiras de Controlar os Perigos da Eletricidade Estática