Esta ação visa oferecer aos participantes um treinamento de HAZMAT (Materiais Perigosos) de primeiro nível mundial. Cada participante estará apto para entender o processo associado a cada acidente com materiais perigosos, além das opções disponíveis para ele. Acima de tudo, os cursos preparam o operador para que ele possa executar seu trabalho com segurança e eficiência, objetivando a segurança das pessoas e a minimização dos impactos ambientais.
Confira abaixo os disponíveis no Brasil:
Nível Operacional
Carga horária: 40 horas
Horário: das 08:00 às 18:00 h
Local do curso: Levamos todo o trinamento para sua empresa ou local desejado.
Objetivos do curso:
Este curso tem como objetivo fornecer aos participantes ferramentas técnicas que lhes permitam desenvolver ações defensivas em emergências com produtos perigosos:
- Entender os termos básicos relacionados a produtos perigosos;
- Medir o risco com técnicas básicas de reconhecimento;
- Selecionar e utilizar equipamento de proteção individual adequado;
- Realizar operações básicas de controle, contenção, direcionamento e confinamento de produtos perigosos com recursos específicos;
- Identificar e prever os possíveis efeitos diante de situações diversas;
- Implementar procedimentos básicos de descontaminação;
- Conhecer os procedimentos normais de operação e encerramento de uma emergência.
Público-alvo:
Todas as pessoas envolvidas na produção e logística envolvendo produtos perigosos. Engenheiros, Técnicos de Segurança, Brigadistas e Operadores de emergência com produtos perigosos. Indústria Química, Transportadoras, Refinarias, Órgãos Ambientais, Defesa Civil, Bombeiros e todas as pessoas envolvidas em atendimento emergencial a vazamento de produtos perigosos.
Nível Técnico
Carga horária: 40 horasPré-requisito: Certificação do Nível Operacional
Objetivos do curso:
Este curso é preparado para familiarizar aos estudantes com as mais amplas possibilidades e variedades de emergências com produtos perigosos que os respondedores possam encontrar. O equipamento utilizado inclui uma grande variedade de vagões ferroviários, caminhões-tanque e outros veículos de estradas, containers intermodais e containers de carga intermédia (IBC). O tempo em sala de aula e campo está balanceado cuidadosamente para incrementar a experiência da aprendizagem. O curso está limitado a 35 estudantes para assegurar a máxima participação de todos e cada um dos assistentes nos exercícios práticos.
Neste nível, o técnico assume uma ação mais atuante:
- Executar o Plano de Emergência de sua empresa ou local de trabalho;
- Usar instrumentos e equipamentos de monitoramento de gases para classificar, identificar e verificar produtos conhecidos e desconhecidos;
- Entender basicamente a terminologia e o comportamentos de químicos e tóxicos;
- Coordenar ações de resposta dentro do Sistema de Comando de Incidentes;
- Selecionar e utilizar equipamentos especializados de proteção individual;
- Aplicar técnicas de medição de riscos;
- Realizar operações avançadas de controle, contenção, direcionamento e confinamento de produtos perigosos com recursos específicos;
- Executar procedimentos de descontaminação;
- Executar os procedimentos de encerramento de uma emergência.
Público-alvo:
Todas as pessoas envolvidas na produção e logística envolvendo produtos perigosos. Engenheiros, Técnicos de Segurança, Brigadistas e Operadores de emergência com produtos perigosos. Indústria Química, Transportadoras, Refinarias, Órgãos Ambientais, Defesa Civil, Bombeiros e todas as pessoas envolvidas em atendimento emergencial a vazamento de produtos perigosos.
Nível Especialista
Pré-requisitos: Certificação do Nível Técnico
Objetivos do curso:
Este é o mais avançado nível de perspectiva técnica, incluindo pessoas que contam com treinamentos e capacidades específicas em distintos meios de transporte, armazenamento, produtos químicos, etc. Os especialistas são, normalmente, o apoio técnico avançado nas emergências, podendo servir como enlace tanto às autoridades envolvidas na emergência quanto às atividades táticas e de segurança.
São oferecidos os cursos:
- Especialista em Vagões-Tanque - 40 horas;
- Especialista em Monitoramento de Produtos Perigosos - 24 horas;
- Especialista em Emergências Rodoviárias - 40 horas;
- Especialista em Containers Intermodais - 40 horas.
Especialista em Vagões-Tanque
Carga horária: 40 horas
Objetivos do curso:
Este curso avançado de 40 horas está focado no desenho e construção de vagões-tanque, conserto de válvulas, avaliação de danos e resposta a emergências durante descarrilamento de vagões-tanque em ferrovias. Os estudantes são treinados para a identificação dos diferentes tipos de vagões-tanque, os vazamentos mais comuns que encontrarão e como consertá-los no campo, além de técnicas de remoção de produtos durante emergências, tema que é amplamente coberto, incluindo a transferência de produtos desde vagões avariados.
Nos EUA, contamos com quatro descarrilamentos em escala real, os que incluem mais de 40 vagões ferroviários para serem utilizados durante o treinamento. Os exercícios de campo ocupam aproximadamente o 60% do tempo total do curso.
Ao término do curso, os estudantes poderão reconhecer e identificar os diferentes tipos de vagões-tanque, analisar um descarrilamento, determinar as ações apropriadas e avaliar danos a vagões-tanque. Os estudantes receberão um certificado da ASOHAZAMAT Brasil ao finalizar satisfatoriamente o curso.
Conteúdo do curso:
- Desenho e construção de vagões-tanque pressurizados e serviço geral;
- Conserto de vazamentos em válvulas e em equipamentos pressurizados;
- Transferência de líquidos e gases;
- Vent and Burn;
- Aplicação de Kits de Cloro e Middland;
- Exercícios com múltiplos tipos de válvulas e reservatórios;
Especialista em Containers Intermodais
Carga horária: 40 horas
Objetivos do curso:
Curso avançado de 40 horas que está focado no desenho e construção de containers intermodais, formas de transporte, conserto de válvulas, avaliação de danos, operações de transferência de produtos e metodologia de resposta a emergências no transporte intermodal. Os estudantes aprenderão a reconhecer e identificar os diferentes tipos de tanques, os vazamentos mais comuns e suas técnicas de conserto. Os exercícios de campo estão dedicados principalmente a distintas técnicas de remoção de produtos, incluindo transferência de produtos desde containers avariados (líquidos e gases inflamáveis). Uma grande quantidade de reservatórios intermodais (IM) e containers-caixa serão usados nos distintos exercícios.
Ao completar o curso, os estudantes poderão reconhecer e identificar os distintos reservatórios intermodais, analisar um incidente, determinar ações corretivas apropriadas e avaliar danos nos containeres. Os estudantes receberão um certificado da ASOHAZMAT Brasil ao terminar satisfatoriamente o curso.
Conteúdo do curso:
- Desenho e construção de IM 101, IM 102, Especificação 51 e IMO 7;
- Containers intermodais especiais;
- Requerimentos das regulamentações;
- Sinais;
- Válvulas e equipamentos;
- Modos de transporte;
- Conserto de vazamentos em válvulas e acessórios;
- Transferência de gases e líquidos;
- Avaliação de danos;
- Manipulação de equipamentos intermodais;
- Problemas mais comuns.
Carga horária: 40 horasPré-requisito: Certificação do Nível Operacional
Objetivo do curso:
O curso de Comandante de Incidentes está baseado na Norma OSHA 29 CFR 1910.120 (q) (6) (v) e aquelas recomendadas pela norma NFPA 472: sistema de comando de incidentes, planos de reação a emergência, seleção de roupa de proteção pessoal, análise de riscos e perigos, procedimentos de descontaminação, administração de cenários, etc.
O comandante de incidentes é quem assume o controle no local do incidente e das ações de resposta. Neste treinamento, os participantes recebem informações e ferramentas de como gerenciar adequadamente uma emergência envolvendo produtos químicos, buscando potencializar resultados:
- Executar o plano de resposta a emergências com produtos perigosos;
- Conhecer e executar o Sistema de Comando de Incidentes (ICS);
- Responsabilidades e documentação do ICS;
- Desenho do sistema de comando de incidentes;
- Protocolos de resposta a emergência no local;
- Comando de incidente unificado (multi-jurisdicional);
- Exercícios de resposta nos seguintes cenários: containers de carga intermodal, caminhões-tanque, emergências ferroviárias, reservatórios intermodais;
- Conhecer os perigos e riscos da equipe que tranalha com roupa de proteção química;
- Conhecer em detalher os planos locais, estaduais e federais da resposta de emergência com produtos perigosos;
- Conhecer os procedimentos de descontaminação do pessoal e da comunidade.
Público-alvo:Todos os profissionais envolvidos na produção e logística envolvendo produtos perigosos, Engenheiros, Técnicos de Segurança, Brigadistas e Operadores de emergência com produtos perigosos. Indústria Química, Transportadoras, Refinarias, Órgãos Ambientais, Defesa Civil, Bombeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário